Boas Vindas



BOAS VINDAS ! .......................................... PARTILHE CONNOSCO !.......Em COMENTÁRIOS escreva comentários e assuntos que gostaria de ver publicados.


Pesquisar neste blogue

19/12/2011

Viver em Igreja

(ENSINAMENTO NO GRUPO DE ORAÇÃO, a 2011-12-19)

1. Introdução

Quando começamos a tentar explicitar o que é viver em Igreja, todos dizemos:
- É viver em comunhão com Jesus Cristo e com os irmãos.
E como viver em Igreja?
- É estar unidos a Cristo;
- É partilharmos a vida sacramental;
- É praticar a caridade e amar a Deus e ao próximo;
- Etc.
Queixamo-nos tantas vezes de que isto não funciona muito bem, de que não se vive a verdadeira comunhão eclesial. Então, temos que procurar as causas deste “falhanço”. Para isso, olhemos, em primeiro lugar para o Mestre.



2. A Humildade no Ensinamento de Jesus Cristo

“Aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração”. (Mateus 11, 29).
“Quem quiser tornar-se grande entre vós será o que vos sirva (...), tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir.” (Mateus 20, 26-28).

Ao percorrermos os Evangelhos apercebemo-nos, facilmente, como Jesus descreveu e revelou a humildade e, fundamentalmente, como viveu em humildade.
Vamos tentar perceber o Seu ensinamento e não o meu. Para tal, devemos ouvir como Ele fala disso e, até que ponto, Ele espera que os homens e, especialmente, os seus discípulos, sejam humildes. Vamos analisar, cuidadosamente, as passagens para compreendermos o por quê de frequentemente e seriamente Ele falar e ensinar sobre isso. Isso poderá ajudar-nos a perceber o que Ele requer de nós.
1.1. Olhemos para as bem-aventuranças (Mateus 5, 3-11) com as quais começa o Sermão da Montanha, quase no início do Evangelho de Mateus.
“Bem-aventurados os pobres (humildes) no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”.
As primeiras palavras de Sua proclamação do reino dos céus revelam a única porta aberta através da qual entramos.
Para os pobres, que não têm nada em si mesmos, vem o reino. Para os mansos, que não buscam nada para além de si mesmos, será a terra.
E, vejamos como terminam as bem-aventuranças: “Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus…” As bênçãos dos céus e da terra são para os humildes. Para a vida celestial e terrena, a humildade é o segredo da bênção.