Boas Vindas



BOAS VINDAS ! .......................................... PARTILHE CONNOSCO !.......Em COMENTÁRIOS escreva comentários e assuntos que gostaria de ver publicados.


Pesquisar neste blogue

14/05/2011

O Nosso Líder

(Do Portal dos Dehonianos:)
• Como devemos lidar com a injustiça e com a violência? Haverá uma violência justa e aceitável? Os fins justificam os meios?
Não são necessárias grandes argumentações filosóficas, sociológicas ou teológicas: propõe-se, apenas, o exemplo de Cristo, que passou pelo mundo fazendo o bem e foi preso, torturado, assassinado sem resistir, sem Se revoltar, sem responder "na mesma moeda" aos seus assassinos. É uma lógica incompreensível, ou até mesmo demente, aos olhos do mundo… Mas é a lógica de Deus; e Jesus demonstrou que só este caminho conduz à ressurreição, à vida nova, a um dinamismo gerador de um mundo novo. O cristão é chamado a ser testemunha no meio dos homens desta novidade absoluta: só o amor gera vida nova e transforma o mundo.

• Cristo é como "o Pastor" que guarda e conduz as suas ovelhas. Neste contexto, em concreto, seguir o Pastor é responder à injustiça com o amor, ao mal com o bem. Cristo é, de facto, o meu "Pastor", a minha referência, o modelo de vida que eu tenho sempre diante dos olhos – tanto nesta como noutras questões? Quem é que eu ouço, quem é que eu sigo, quem é o meu modelo?

• Na nossa cultura urbana, a figura do "Pastor" é uma figura de outras eras, que pouco evoca, a não ser um mundo perdido de quietude e de amplos espaços verdes; em contrapartida, conhecemos bem a figura do presidente, do líder, do chefe: não raras vezes, é alguém que se impõe pela força, que manipula as massas, que escraviza os que estão sob a sua autoridade, que se aproveita dos fracos, que humilha os mais débeis… Ao propor-nos a figura bíblica do "Bom Pastor", o Evangelho do IV Domingo da Páscoa convida-nos a reflectir sobre o serviço da autoridade… Propõe como modelo de presidência (ou de "Pastor") uma figura que oferece a vida, que serve, que respeita a liberdade das pessoas, que se dedica totalmente, que ama gratuitamente.

• Para os cristãos, "o Pastor" por excelência é Cristo: Ele recebeu do Pai a missão de conduzir o "rebanho" de Deus das trevas para a luz, da escravidão para a liberdade, da morte para a vida. O nosso "Pastor" é, de facto, Cristo, ou temos outros "pastores" que nos arrastam e que são as referências fundamentais à volta das quais construímos a nossa existência? O que é que nos conduz e condiciona as nossas opções? Cristo? A voz do política e socialmente correcto? A voz da opinião pública? A voz do presidente do partido? A voz do comodismo e da instalação? A voz do preservar os nossos esquemas egoístas e os nossos privilégios? A voz do êxito e do triunfo a qualquer custo? A voz do herói mais giro da telenovela? A voz do programa de maior audiência da estação televisiva de maior audiência?

• Atentemos na forma como Cristo desempenha a sua missão de "Pastor": Ele conhece as "ovelhas" e chama-as pelo nome, mantendo com cada uma delas uma relação única, especial, pessoal. Dirige-lhes um convite a deixarem a escuridão, mas não força ninguém a segui-l’O: respeita absolutamente a liberdade de cada pessoa. É dessa forma humana, tolerante, amorosa, que nos relacionamos com os outros? Aqueles que receberam de Deus a missão de presidir a um grupo, de animar uma comunidade, exercem a sua missão no respeito absoluto pela pessoa, pela sua dignidade, pela sua individualidade?

• As "ovelhas" do rebanho de Jesus têm de "escutar a voz" do "Pastor" e segui-l’O… Isso significa, concretamente, tornar-se discípulo, aderir a Jesus, percorrer o mesmo caminho que Ele percorreu, na entrega total aos projectos de Deus e na doação total aos irmãos. Atrevemo-nos a seguir o nosso "Pastor" (Cristo) no caminho exigente do dom da vida, ou estamos convencidos que esse caminho não leva aonde nós pretendemos ir?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apresente o que gostaria de ver publicado, como Comentário ou novo assunto: